Agentes de Londrina participaram de curso APH em Combate. 08/04/2019 - 09:20

Aconteceu entre os dias 01 e 04/04 o curso de Atendimento Pré Hospitalar em Combate - APH em combate, voltado a todos os agentes penitenciários de Londrina.  

O objetivo do curso foi aprimorar a capacidade do agente de atuar de forma eficaz em situações de emergência, visando o suporte básico de vida para a pessoa lesionada, através da compreensão das noções de APH em combate e diferenciação de situações reais de emergência de eventuais simulações.

O curso foi realizado nas dependências do CDT-IAPAR Londrina e na estrutura da base SOE Londrina. Divididos em duas turmas, os 36 agentes (33 do SOE, GSA e Unidades, e 3 estrangeiros, sendo dois da PM Londrina e um agente de trânsito), tiveram instruções em temas como uso de bandagens e torniquete de combate, extração de feridos em viaturas, reanimação cardiopulmonar, além de outros conteúdos cuidadosamente pensados para munir o agente com os instrumentos básicos necessários para um atendimento de emergência.

Segundo o aluno Maurílio Avelar, do SOE Londrina, "...com o curso pude perceber a necessidade de implementação do APH em nossa rotina de trabalho. Adquirimos conhecimentos de suma importância para podermos dar resposta em caso de perda de sangue até que chegue o socorro".

Para Jeferson Antônio Pereira, do GSA, "O curso foi excelente. A profissionalização do agente penitenciário deve passar por sua capacitação contínua. Parabéns aos coordenadores da ESPEN pela iniciativa".

A agente Renata Raposo Rangel afirmou que "...o curso é fundamental para o agente identificar e realizar os primeiros cuidados em situações de emergência. Curso bem estruturado na teoria e na prática, realizado de forma dinâmica o que facilitou o aprendizado".

A docência para o curso ficou a cargo dos agentes Diego Rodrigues Dias, de Foz do Iguaçu, e Jonatas Pires de Araujo Dias, de Maringá.

A coordenação do curso foi de Francili França, coordenadora regional da ESPEN.

Segundo a Direção da ESPEN, Marlene Luiz Correia Portugal de Macedo o curso será estendido a todas as regiões.

Normal 0 21 false false false PT-BR X-NONE X-NONE MicrosoftInternetExplorer4 Normal 0 21 false false false PT-BR X-NONE X-NONE MicrosoftInternetExplorer4 Normal 0 21 false false false PT-BR X-NONE X-NONE MicrosoftInternetExplorer4