Curso de Formação de Brigadistas para servidores da Regional Administrativa de Londrina 17/09/2019 - 10:00

Realizado entre os dias 27 e 30 de agosto, através da Escola de Formação e aperfeiçoamento Penitenciário – ESPEN,o Curso de Formação de Brigadistas direcionado aos servidores do DEPEN contou com a participação de Agentes Penitenciários, Agentes de Cadeia Pública, Servidores Técnicos Administrativos e Agentes Profissionais.

Através desta capacitação, formaram-se brigadistas nas diversas Unidades dessa Regional,capacitados para Prevenção e Combate a Incêndios e Atendimento Pré-Hospitalar.

A Brigada de Incêndio é responsável pela coordenação e evacuação da edificação em casos de incêndio, além de ações de prevenção, como por exemplo, checagem de extintores, saídas de emergência e afins. Esse grupo, em geral é composto por colaboradores fixos de cada empresa/instituição que se voluntariam à função de brigadista. Além disso, os conhecimentos adquiridos pelo servidor neste curso não ficam limitados a atuação dentro de sua unidade de trabalho, mas estende-se a outras situações fora.

Foi um curso de fundamental importância para a formação profissional dos servidores do sistema prisional que considerou a Ação Civil Pública nº 0010885-92.2016.5.09.0016, ajuizada pelo Ministério Público do Trabalho, onde dentre outras obrigações, impõe para SESP/DEPEN a criação de brigadas de incêndio dentro das unidades penais do Estado do Paraná, atendendo assim as normativas NPT - 17 e NBR – 14276.

Para o Chefe de Segurança da Penitenciária Estadual de Londrina II – PEL II, Linimar Aguiar Fernandes, “o curso de brigadista aplicado pelos profissionais Silvio dos Santos e Alessandro Cidade Vieira, não só mostrou a importância da profissionalização e preparação do agente penitenciário para as adversidades que o cargo exige, mas também trouxe a união e socialização dos departamentos e divisões da unidade. Vejo isso como produtivo e motivador.”

A servidora Marcia Gumiêro de Paula, chefe da Divisão de Administração e Finanças – DIAF, da CCL, unidade que sediou o curso, expôs: “A metodologia profissional utilizada pelos Agentes Penitenciários e Brigadistas Silvio e Cidade demonstrou que possuímos dentro do órgão em que atuamos profissionais capacitados a dividir com os demais o conhecimento e a técnica necessária para alcançarmos o motivo principal e relevante de tal curso: a preservação da vida. Importante também ressaltar a integração dos servidores envolvidos, demonstrando que é possível um trabalho em equipe.”

No Sistema Penitenciário a segurança é fator primordial, os cuidados com a vida são extremamente necessários para que seja mantido um ambiente de bem-estar e credibilidade. Portanto, o curso Brigada de Incêndio fez-se necessário, na medida que produziu uma equipe qualificada e capacitada a prestar os primeiros atendimentos em uma situação emergencial, a fim de minimizar danos pessoais, patrimoniais e materiais. Normal 0 21 false false false PT-BR X-NONE X-NONE