ESPEN organiza curso sobre Boletim de Ocorrência Unificado 27/01/2023 - 13:38

A ESPEN organizou em parceria com o Centro de Análise, Planejamento e Estatística – CAPE, da Polícia Militar do Paraná e com a Polícia Civil, o curso Sistema de Boletim de Ocorrência Unificado, realizado nas dependências da Escola Superior da Polícia Civil.


O curso, dividido em duas etapas – EAD e presencial – teve carga horária total de 26 horas e buscou formar multiplicadores do sistema para a capital e região.


Conforme o disposto na Resolução nº 461/2022, de 13 de dezembro de 2022, da SESP, que “estabelece os procedimentos para a utilização do Sistema de Boletim de Ocorrência Unificado - BOU pelo Departamento de Polícia Penal do Estado do Paraná”.

Como descrito no Artigo 1º da resolução, o Departamento de Polícia Penal (DEPPEN) deverá registrar as ocorrências relacionadas a sua área de atuação no Sistema de Boletim de Ocorrência Unificado (BOU), excetuando-se os casos de atuação rotineira em que não se verifique qualquer intempérie.

Nesta etapa de implantação do projeto a capacitação dos servidores que alimentarão o BOU tem caráter fundamental para o sucesso de mais essa atividade a ser incluída no rol de tarefas do policial penal.

A qualificação e treinamento de Policiais Penais( PP’s) para a atuarem como multiplicadores do Sistema BOU, propiciando a esses os instrumentos necessários para dar suporte aos demais usuários do sistema, conhecendo e aprendendo o correto uso das rotinas que compõem o sistema possibilitarão, em breve, que as ocorrências dentro do ambiente prisional se tornem mais ágeis e com a segurança de que a informação será disponibilizada de forma mais clara possível.

Vale destacar que essa ação é inédita no país sendo o sistema penitenciário do Paraná o único que realizará a abertura de Boletim de Ocorrência em seu próprio ambiente.