Guardas Temporários Prisionais recebem treinamento básico a distância 27/08/2020 - 15:50

A Escola de Formação e Aperfeiçoamento Penitenciário - ESPEN lançou no dia 29 de Julho o Curso de Orientações Funcionais para Guarda Temporário Prisional destinado aos agentes contratados no último Processo Seletivo Simplificado.

Visando, através de uma abordagem teórica e científica, orientar e promover a reflexão sobre as práticas em uma unidade penal com foco no processo de tratamento penal das pessoas privadas de liberdade, esse processo de capacitação é composto de três etapas: aulas gravadas que serão disponibilizadas via canal do YouTube, estudo da apostila do curso e avaliação de aprendizagem, disponibilizada na plataforma de EAD da ESPEN.

Os agentes que assumiram suas funções nas unidades e cadeias públicas receberam no dia 29 de julho a liberação para assistir às aulas no Canal da ESPEN no Youtube e o acesso a apostila. Desde o dia 15 de Agosto começaram a ser cadastrados, mediante solicitação, o cadastramento na plataforma de EAD da ESPEN, ação essa que continuará até o dia 30 de Setembro, prazo final para os agentes realizarem a avaliação e obterem seus certificados.

Aulas Gravadas

As aulas estão disponíveis no Canal Youtube da ESPEN, conforme grade abaixo:
•    Abertura - Direção do DEPEN e ESPEN
•    Direitos Humanos no Sistema Prisional - Lúcia Beloni
•    Limites da Atuação no Espaço Prisional - Lúcia Beloni
•    Sindicância Disciplinar - Deivid Alessandro Inácio Duarte
•    Revista Pessoal e de Lugares - Rodrigo Almeida Alves
•    Segurança Prisional - Rodrigo Almeida Alves
•    Uso Diferenciado da Força - Rodrigo Almeida Alves
•    LEP e Estatuto Penitenciário - Alan Galleazzo

Material de Estudo e Avaliação

Considerando o atual cenário de pandemia, os conteúdos práticos serão disponibilizados tão logo o Governo do Estado libere a realização das aulas presenciais. Enquanto isso não acontece os conteúdos teóricos são disponibilizados através da apostila composta por 3 módulos: Fundamentos Básicos, Fundamentos Legais e Segurança e Operações Penitenciárias.

A avaliação é personalizada e cada aluno é responsável pelas respostas a serem enviadas. Se houver qualquer tipo de tentativa de fraude, cada caso será enviado para a Corregedoria do  DEPEN para providências.

A Avaliação conterá 50 questões com 4 alternativas cada e apenas uma correta. Você terá duas tentativas para responder ao questionário para alcançar os 70% de acerto para obter o certificado de participação com 60h.

Certificado

Da mesma forma, acessando a Plataforma Espen On-line (www.neapd.depen.pr.gov.br), utilizando seu email institucional do Expresso Mail, o participante poderá obter seu certificado, assim que atinja a nota mínima exigida.