Programa de saúde mental da Polícia Penal do Paraná oferece atendimento aos servidores penitenciários 03/02/2023 - 14:46

O Programa de Atenção à Saúde do Servidor Penitenciário tem o objetivo de acolher e acompanhar psicologicamente os servidores da Polícia Penal do Paraná, visando a promoção do bem-estar e qualidade de vida.

Os atendimentos possuem a função de restaurar a saúde mental, ocupacional e/ou física, além de qualquer reabilitação de policiais penais, que constantemente encontram-se em situações de violência, estresse e pressão em suas atividades.

Outra vertente muito importante no programa é a criação de campanhas e projetos de prevenção e educação em saúde.

São ações realizadas diretamente nas unidades prisionais com apoio financeiro do Programa Nacional de Qualidade de Vida para Profissionais de Segurança Pública (Pró-Vida).

O diretor-geral da Polícia Penal do Paraná (PPPR), Osvaldo Messias Machado, explica que a profissão de policial penal é considerada uma das mais estressantes do mundo, isso porque o agente está inserido em um contexto de muita pressão, responsabilidade e estresse diário.

_“Todo esse contexto pode servir como gatilho para o servidor, impactando seu desempenho profissional, vida pessoal e até mesmo familiares. Por isso, os programas dentro da instituição, voltados à saúde do servidor são ações de extrema importância, que impactam na produtividade, na prevenção de agravos, no desenvolvimento pessoal, no bem-estar e na qualidade de vida do servidor”_, complementa.

As atividades do programa iniciaram-se em julho de 2020, durante a pandemia, com a execução do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO). Já em abril do ano seguinte, foi aberta a Portaria 47/2021, que oficializou o Programa de Atenção à Saúde do Servidor Penitenciário e seus trabalhos.

Em 2021, foram atendidos 386 servidores penitenciários e, em 2022, foram atendidos 244 servidores nas mais diversas categorias de atendimento.

A servidora responsável por implementar as ações do programa, Sabrina Jacomasso, esclarece como são desenvolvidos os atendimentos solicitados:

_“O acionamento ao atendimento pode ocorrer por busca voluntária, encaminhamento de colegas de trabalho, encaminhamento pela chefia através do e-protocolo ou encaminhamento por familiares em nossos pontos de comunicação. Quando a demanda chega para nós, nós temos o principal trabalho de fazer uma triagem e, de acordo com a necessidade, encaminhar para atendimento psicológico pelo Programa PRUMOS, ou encaminhar para o Hospital da Santa Casa para atendimento psiquiátrico emergencial”_, explica.

O programa atende servidores penitenciários de todo o Paraná e a assistência segue o devido sigilo da função, conforme o art. 279, XII, da Lei 6174/70 – Estatuto do Servidor Público do Paraná.

Entre as situações que demandam assistência do Programa de Atenção à Saúde do Servidor Penitenciário, estão: óbito de servidor, luto familiar, desaparecimento de servidor, ideação ou tentativa de suicídio, suicídio consumado, casos de violência doméstica, casos de dependência química, entre outras situações que envolvem a saúde do servidor penal.

*Canais de Atendimento*

*E-protocolo:* Dep/saudeservidor

*E-mail*: saudeservidor@deppen.pr.gov.br

*Telefone fixo:* 41 3234-3500