Ciclo de Palestras: Saúde do Servidor da Segurança Pública 28/06/2017 - 11:20

Com o objetivo de proporcionar ao profissional de segurança a capacidade de trabalhar e viver com qualidade e uma reflexão entre o bem estar familiar e social com a execução do seu trabalho, foi realizado no dia 23 de junho, em Guarapuava, um ciclo de palestras sobre o tema Saúde do Servidor da Segurança Pública.
Contando com a presença, na mesa de abertura, de autoridades como a Deputada Cristina Silvestri, o diretor da ESPEN, Edevaldo Miguel Costacurta e o diretor da Penitenciária Industrial de Guarapuava, Renato Silvestri, o evento mobilizou a cidade com a participação de servidores e profissionais de várias instituições ligadas a segurança pública.

Apresentando conceitos de saúde, cuidados para exercer a função e instrumentos de motivação para que o servidor possa exercer o trabalho com qualidade, as palestras contaram com profissionais da área como o professor Marcelo de Oliveira com o tema A Linguagem da Vida, Lucilene Hino e o Trabalho e Saúde Mental (Síndrome de Burnout), Ana Bela dos Santos com Habilidades Psicológicas no Ambiente de Trabalho, e Roberto Sene com Fazendo a Diferença.

A Deputada Cristina Silvestri falou sobre a importância de mais iniciativas voltadas para esta categoria, que possui um trabalho de constante pressão física e psicológica.“É comum ver pessoas que não trabalham com segurança pública reféns do medo do dia a dia. Medo de parar no semáforo e ser assaltado. Medo de sair mais tarde e ter algo roubado. A pressão na nossa cabeça é constante. Agora imaginem a de quem trabalha com isso, justamente para nos defender. A pressão é enorme. Precisamos cuidar mais da saúde dos nossos servidores”.

Para o diretor da ESPEN, Edevaldo Miguel Costacurta, o evento ofereceu um momento de reflexão sobre a atuação do profissional da segurança público e destacou a importância de que outras ações sejam realizadas, inclusive colocando a ESPEN a disposição para que em 2018 o evento seja novamente realizado abrindo espaço para servidores de outras cidades da região.

Idealizado inicialmente pelo diretor da PIG, Renato Silvestri e pelo psicólogo Giovani Caetano Jaskulski, e com o apoio do Sindicato dos Agentes Penitenciários - Sindarspen, Faculdade Campo Real e Prefeitura de Guarapuava, com a certificação da ESPEN, o evento destacou que a saúde dos servidores inseridos nas atividades de segurança do Estado do Paraná é algo primordial para que a sociedade receba, com mais qualidade, a prestação do serviço. Atividades que propiciem ações para entender de forma holística as demandas desses servidores, juntamente com ações que visem tratar essas pessoas, são necessidades essenciais para garantir o bem estar do profissional, qualidade de vida e assegurar ao Estado que seus servidores encontram-se em condições de representar os diversos departamentos de segurança pública.