Curso Intensivo de Operações Penitenciárias realizado em Guarapuava 22/12/2015 - 11:30

A ESPEN em conjunto com o 16º BPM e a Polícia Civil de Guarapuava realizou o 1º CIOP - Curso Intensivo de Operações Penitenciárias, entre 30 de novembro a 18 de dezembro de 2015, em Guarapuava, par aos agentes penitenciários da Penitenciária Industrial de Guarapuava - PIG e Centro de Regime Semi-Aberto de Guarapuava - CRAG.

O curso é voltado para operações de risco dentro dos sistema penitenciário, atividades como contenção de distúrbios, condução coercitiva de detentos, uso de armas de fogo e de técnicas e equipamentos não letais no interior de uma unidade penal, com ameaça à vida e implicações diretas e indiretas na tranquilidade da unidade, exigindo postura organizacional e uma resposta especial

O curso aconteceu nas dependências do 16º Batalhão de Polícia Militar de Guarapuava e em um hospital abandonado. A equipe de instrutores foi formada por policiais militares de Batalhão de Choque de Guarapuava, soldados do Corpo do Bombeiros e Policiais Civis.

Segundo o diretor do Centro de Regime Semi-Aberto de Guarapuava, Américo Pereira, "Foi com muita alegria que iniciamos o primeiro Curso Intensivo de Operações Penitenciárias, em parceria com a Escola de Serviços Penais - ESPEN. Assim, esse 1º CIOP, foi de grande importância sob a ótica da qualificação profissional dos agentes penitenciários de Guarapuava e também muito importante no sentido de motivar nossos funcionários para a rotina de serviços da unidade. Ressalto que o referido curso só foi possível com o apoio do Dr. Ítalo Biancardi Neto, Delegado Corregedor de Guarapuava, ao Capitão Veigantes, ao Comando do 16º BPM, ao Comando do Corpo de Bombeiros de Guarapuava e ao Pelotão do Choque, os quais foram parceiros nesta empreitada, a quem agradecemos profundamente."

Para o agente Roberto, que participou do curso, "...foi muito proveitoso a todos os alunos. As práticas apresentadas pelos instrutores só vieram a somar em nossa capacitação profissional. Ficamos motivados e absorvemos o máximo possí9vel de conhecimento para que em um futuro próximo estejamos aptos a propiciar melhores práticas no sistema penitenciário. Fica o nosso profundo agradecimento à disponibilidade dos instrutores, pois sem a ajuda deles o curso não existiria."