DEPEN realiza evento em sua nova sede. 16/03/2020 - 15:50

Na última quinta-feira (12/03) foi realizada a inauguração do auditório da nova sede do DEPEN com a palestra Panorama Nacional da Violência e do Encarceramento e suas interfaces com a desigualdade. A palestra foi proferida pelo Policial Penal Federal Cristiano Torquato. A palestra trouxe os números do encarceramento e taxa de aprisionamento e sua relação expressa com a desigualdade num comparativo com outros países como Rússia, México e África do Sul e depois destes países menos desiguais, além de trazer dados de violência, entre outros que o Brasil, apesar de possuir 3% da população mundial registra 14% dos homicídios (2017).
"Existem encaminhamentos de curto, médio e longo prazo autorais, um deles é a importância de trabalhar com políticas de investimento para que o jovem não seja encarcerado e com politicas de acompanhamento do egresso, só assim reduziremos a entrada no sistema prisional" afirma Cristiano.
Participou do evento como moderador o Delegado Wilkinson Fabiano de Oliveira da Delegacia de Marmeleiro.
"A realidade do Paraná tem algumas particularidades quanto a população prisional, porém o trabalho integrado principalmente entre a Polícia Civil e o Departamento Penitenciário tem superado várias dificuldades"

A debate trouxe para o grupo a ideia de que o Brasil prende pouco, mas os dados mostram que na verdade o Brasil prende mal. A prisão deveria ser evitada a todo custo, não como uma condição de impunidade, mas de uma cultura de não criminalização de tudo na sociedade.

Atualmente se todos os presos provisórios fossem condenados o Brasil ocuparia o 1° lugar no ranking mundial em encarceramento.

No encerramento do evento o Diretor do DEPEN Francisco Caricati destacou a importância da visita do DEPEN Nacional e enfatizou que "o sistema penitenciário paranaense é referência de vários projetos inovadores como as Unidades de Progressão e a Web Visita"

Participaram do evento Gestores das Unidades Penais, Chefes de Setores e vários servidores penitenciários.