ESPEN participa do II Seminário de Igualdade Étnico-Racial
02/12/2015 - 13:30

Durante o evento ocorreram duas palestras uma com o Professor Luiz Carlos Paixão da Rocha sobre CULTURA AFRO-BRASILEIRA COMO CONSTITUINTE E FORMADORA DA SOCIEDADE BRASILEIRA e outra com Professor Ériton Ricardo Silva Teixeira, diretor da Escola Estadual Indígena MBYA Arandú-Aldeia Araçá sobre EDUCAÇÃO TRADICIONAL INDÍGENA E EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA.

Ambas as palestras trouxeram à tona temas relevantes sobre Educação, História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena, a riqueza dos seus valores e saberes presente na cultura brasileira, bem como sobre a promoção da Igualdade Racial.

Participaram do evento a diretora do CEEBJA Dr. Mário Faraco, Ana Beatriz Tosato, que registrou que "este seminário é importante não só para cumprir a legislação vigente no que diz respeito à obrigatoriedade do estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena, nos estabelecimentos de ensino fundamental e ensino Médio, mas mantém para fortalecer a Educação das Relações Étnico-Raciais no espaço escolar" e o Gerente de Educação e Trabalho Sr. Boanerges Borges Filho, que "ressaltou a importância deste trabalho para a educação no Complexo Penitenciário de Piraquara".

Segundo a coordenadora, Professora Dulce Pazinato Casarin, o Seminário culmina com a finalização dos trabalhos da Equipe Multidisciplinar cujo objetivo é mobilizar e articular a coletividade para a execução de ações que produzam efeitos positivos na educação das relações étnico-raciais. Também é momento de aprofundar, junto à comunidade, o debate e os desafios ainda a serem superados sempre na perspectiva de positivação da história e das contribuições da população negra e indígena para o processo histórico.

Durante o evento houve apresentação de oficinas relacionadas à temática do Seminário e foi finalizado com apresentação de capoeira e almoço com prato típico da culinária africana.

Autoridades presentes: Prof. Ériton Ricardo Silva Teixeira (Diretor da Escola Indígena MBYA Arandu) e Prof. Luiz Carlos Paixão da Rocha; Edevaldo Miguel Costacurta (Diretor da ESPEN); Luiz Jorge Müller Filho (Gerente de Projetos/DEPEN); Boanerges Silvestre Boeno Filho (Gerente da Divisão de Educação, Trabalho e FUPEN); Ana Beatriz Tosato (Diretora do CEEBJA Dr. Mário Faraco); Edilson Costa (DEJA/Secretaria de Educação do Estado do Paraná); Nazareth Queiroz (Coordenadora EJA/ NRE/AMN); Luciana Gnani (Equipe Diversidade- AMN) e Eliz Kapaum (Representando a Coordenação de Educação, Qualificação e Profissionalização de Apenados/DEPEN).