ESPEN realizou curso Noções de Inteligência Penitenciária em todo o Paraná 16/07/2021 - 09:56

A Escola de Formação e Aperfeiçoamento Penitenciário - ESPEN promoveu o curso Noções de Inteligência Penitenciária direcionado aos servidores ligados ao serviço de inteligência do DEPEN em todas as cidades polo, sendo a última turma realizada em Curitiba nos dias 12 e 13 de Agosto, fechando um ciclo de treinamentos na área, iniciado em Janeiro.

Com carga horária de 16 horas, o curso aconteceu na sede da ESPEN para as turmas de Curitiba, no período de 19 a 27/01 e nos dias 12 e 13/08, em Foz do Iguaçu nos dias 04 e 05/05, em Cascavel nos dias 06 e 07/05, em Maringá, 11 e 12/05, em Francisco Beltrão nos dias 14 e 15/07, Londrina nos dias 21 e 22/07, Ponta Grossa nos dias 27 e 28/07 e em Guarapuava nos dias 29 e 30/07, sempre tomando-se os cuidados necessários para o combate à Pandemia de COVID-19, adotando-se todos os protocolos de segurança exigidos pela Secretaria de Saúde do Paraná e seguindo as normas do Ministério da Saúde.

Segundo o chefe do setor de Inteligência, Adailton Taques, desde Janeiro de 2021, a parceria entre a ESPEN, Agência de Inteligência e Assessoria de Segurança trabalharam intensamente no sentido de capacitar alguns policiais penais para o desenvolvimento da atividade de inteligência no DEPEN. Esses profissionais tiveram noções sobre assuntos e conhecimentos sensíveis da atividade que envolve um serviço de inteligência.

Para o Diretor do Departamento Penitenciário Delegado Francisco Caricati “O curso buscou mostrar que apesar de necessariamente termos que agir com sigilo, não quer dizer que devemos estar ilhados e sim integrados, com o objetivo de preservar o bom andamento do Sistema Penal no Estado”.

“Nosso propósito era apresentar aos servidores e gestores a importância da atividade de inteligência no interior das Unidades Penais como principal ferramenta no enfrentamento ao crime organizado” ressaltou a Diretora da ESPEN Marilza Hack.

Foram capacitados 113 servidores no total.