Espen e UEPG dialogam sobre Especialização para o sistema prisional. 20/02/2020 - 16:20


Na última terça-feira (18) a Espen esteve reunida com o Núcleo de Tecnologia e Educação Aberta a Distância - NUTEAD e a Chefia de Gabinete da UEPG para apresentação de uma proposta de Curso de Especialização em Dimensões Sistêmicas do Sistema Prisional.

"80% dos nossos servidores tem ensino superior, 90% do nosso quadro de docentes são de servidores efetivos da carreira e em 2019 a Espen passou pela primeira avaliação para credenciar-se como escola superior, é um caminho sem volta, o campo acadêmico precisa ser trazido para dentro do cárcere e o cárcere precisa da cientificidade acadêmica. Nosso papel é colaborar com a mudança dessa realidade por meio da educação dos nossos servidores, enfatiza a Diretora da Espen, Sra. Marilza Hack

"O trabalho em rede no serviço público é sempre produtivo. Otimizamos recursos humanos e financeiros. O NUTEAD se sente honrado em poder colaborar com a proposta trazida da parte do sistema prisional", afirma o Coordenador, Sr. Carlos Willians Jaques Morais.

"Atendendo as diretrizes legais parte dos docentes serão da própria universidade e outra parte de docentes profissionais do DEPEN, não temos dúvidas que será uma construção extremamente produtiva e proveitosa", declarou o Chefe de Gabinete, Professor Dr. Rauli Gross Junior.

O curso prevê 360 horas, porém o Módulo 1 deve ser considerado como aproveitamento do curso de formação que os servidores realizam antes de serem efetivados no departamento.
Foram apresentadas as grades e ementários e também discutido sobre critérios de participação e acompanhamento dos alunos, número de vagas, proposta de projetos de conclusão de curso, entre outras situações.

"A próxima etapa é a montagem do projeto pedagógico para trâmite dentro da UEPG, bem como, a busca por autorização nas instâncias dos conselhos", afirma a coordenadora pedagógica professora Keli Cristina Ducatti da Silva.

Já na Espen inicia-se a elaboração do Convênio e Plano de Trabalho para formalização domprojeto junto a Secretaria de Estado da Segurança Pública.

A projeção de lançamento do curso foi estipulada ambiciosamente para agosto de 2020, no formato EAD, dando assim oportunidade a todos os servidores do Depen que atuam na capital e no interior.

A Espen aguarda nova avaliação como instituição de ensino superior, até lá as parcerias com as universidades devem ser o caminho para atendimento educacional dos servidores penitenciários.