Espen estabelece parceria com Universidade Federal de Santa Catarina para oferecer curso de Atenção à Saúde das Pessoas Privadas de Liberdade 06/06/2016 - 10:10

A Escola de Serviços Penais está promovendo em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina o Curso de Atenção à Saúde das Pessoas Privadas de Liberdade. O curso é financiado pelo Ministério da Saúde/Área Técnica de Saúde do Homem.

Por ocasião da parceria o curso foi ofertado a todos os profissionais do sistema penal do Paraná e 454 profissionais realizaram a pré-inscrição.

Essa parceria é resultado da articulação institucional realizada pela Assessoria de Projetos do DEPEN.

O presente curso é destinado a profissionais atuantes na Atenção Básica, na Estratégia de Saúde da Família (ESF) e no Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), bem como, profissionais de saúde e servidores penais que prestam assistência às pessoas privadas de liberdade.

O curso esta organizado com base na combinação de cinco módulos de 15 e 30 horas, perfazendo um total de 120 horas de estudo, e tem como objetivo geral promover um espaço de reflexão sobre o tema e, por meio dessa reflexão, a compreensão sobre a importância das políticas públicas e da humanização na atenção às pessoas privadas de liberdade para o avanço social, assim como a importância do protagonismo dos profissionais que essas políticas sejam formuladas, implantadas e implementadas.

A metodologia diferenciada desse curso se reflete, principalmente, na relação dinâmica entre teoria e prática, na apropriação e discussão das questões que envolvem a saúde das pessoas privadas de liberdade.

O Curso é totalmente online com conteúdos desenvolvidos por pesquisadores especialistas no tema e material didático visando autonomia de estudo e autoaprendizagem.

Os módulos tratam sobre: Políticas Públicas e Atenção à Saúde no Sistema Prisional; Acolhimento e Humanização nas Práticas de Gestão e Atenção à Saúde; Gestão do Processo de Trabalho no Estabelecimento Penal; Atenção à Saúde da Mulher Privada de Liberdade e Atenção à Saúde do Homem Privado de Liberdade.

O certificado é oferecido inteiramente pela Universidade Federal de Santa Catarina. Para obtenção da certificação do curso é necessário cumprir as 120 horas propostas e concluir as avaliações de todos os módulos escolhidos e obter a nota mínima 6 (seis) em cada um deles. Concluídos os estudos e todas as etapas de avaliação, o certificado será disponibilizado para impressão.

Informamos que todos os profissionais que responderam a Pesquisa de Interesse, deverão receber email da UFSC com demais informações para acesso ao curso.

A turma iniciou as atividades no dia 06/06/2016.

Maiores informações podem ser encaminhadas para saudeprisional@contato.ufsc.br.


GALERIA DE IMAGENS