Londrina sedia curso para agentes penitenciários 19/11/2015 - 11:50

No último dia 16 do corrente, iniciou o Curso Básico de Tiro Defensivo para Agentes Penitenciários lotados nas unidades penais da cidade de Londrina.

O curso é resultado de uma ação conjunta entre a Escola de Serviços Penais - ESPEN e a Divisão de Operações de Segurança – DOS, com o apoio do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Paraná - Sindarspen.

O curso tem por objetivo habilitar, capacitar, qualificar e treinar o Agente Penitenciário, com base no ordenamento jurídico pátrio e no uso legal e progressivo da força, empregando conjuntamente técnicas para utilização de armas de fogo curtas e suas munições, dentro de normas, regras e condutas de segurança, preservando e respeitando sempre a dignidade da pessoa humana.

Para o instrutor e Chefe do DOS Humberto Benigno "O histórico da região de Londrina de ataques contra agentes penitenciários aliado ao advento do porte de arma, nos fez em parceria realizar este curso, que visa desenvolver a capacidade técnica dos agentes penitenciários"

O diretor da ESPEN Edevaldo Costacurta, "enfatiza que o curso atenderá uma necessidade de nossos agentes penitenciários que agora possuem porte de arma, ainda que de uso pessoal, considerando-se o risco gerado pela função dentro e fora de uma unidade penal"

O instrutor Thiago Pardinho relata que na disciplina de manuseio, possibilita aos agentes penitenciários segurança no uso do equipamento letal que é a arma. Conhecendo os mecanismos de funcionamento e o modo de limpeza, podemos prevenir acidentes ou incidentes que possam ocorrer.

O curso ocorre entre os dias 16/11 a 19/11/2015, no estande de tiro da 7º Delegacia da Policia Rodoviária Federal em Londrina.

São 43 participantes nessa capacitação, divididos em duas turmas.