Profissionais de Saúde do DEPEN/PR participam de Videoconferência 19/04/2016 - 16:20

No último dia 18, aconteceu a Capacitação por Videoconferência sobre a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Pessoas Privadas de Liberdade no Sistema Prisional - PNAISP, o objetivo era sensibilizar os profissionais de saúde das unidades penais do DEPEN/PR sobre os princípios, diretrizes e objetivos da PNAISP.

Estiveram na coordenação da Videoconferência Lucimar Pasin de Godoy da Área Técnica da SESA, e as servidoras Lilian Zanchettin, Sheila Flora, Renata Torres e Marilza Hack que fazem parte do Grupo Condutor para implantação e implementação da PNAISP no âmbito do DEPEN/PR.

Para a enfermeira Lilian Zanchettin do Complexo Médico Penal "O desafio de implantação da PNAISP se torna emergente uma vez que os dados epidemiológicos mostram que a saúde das pessoas privadas de liberdade ainda está pouco visível nos contextos das práticas, sobretudo nas políticas de saúde". Ela também destacou a importância de cada unidade penal realizar um diagnóstico situacional e elencar as áreas prioritárias da saúde prisional.

Já a contribuição da Farmacêutica Bioquímica Sheila Flora foi esclarecer sobre as regras da Assistência Farmacêutica no âmbito da PNAISP.

A Área Técnica da SESA Lucimar Pasin de Godoy fez uma explanação sobre as diretrizes da PNAISP, principalmente, sobre a composição das equipes que devem atuar no atendimento das pessoas em privação de liberdade e o financiamento que é proporcionado ao município, conforme população prisional na sua abrangência. Também foi apresentado os critérios para a pactuação municipal e as competência de cada instituição (SESA, SESP e município).

A condução da implantação e implementação da PNAISP, envolve também o nível estratégico com reuniões com prefeitos, colegiados do âmbito político, secretários estaduais e municipais, vereadores, poder judiciário, etc. Nesse sentido, a Secretaria de Estado da Segurança Pública e Administração Penitenciária instituiu um grupo técnico composto pelas servidoras já referenciadas acima, pelo assessor técnico do DEPEN Luiz Muller e o no âmbito da Polícia Civil o Delegado Roberto Fernandes.

A videoconferência foi transmitida pela Secretaria de Estado da Saúde e os profissionais de saúde de todas as unidades penais do Paraná reuniram-se na sede das Regionais de Saúde do Estado.