Servidores do sistema penal participam de capacitação por videoconferência na área da saúde 31/08/2015 - 15:20

Na última sexta-feira (28), cerca de 50 servidores do Departamento de Execução Penal do Paraná (Depen), de todo o estado, realizaram uma capacitação por videoconferência na área da saúde, sobre a aplicação do Teste do Fluído Oral - Teste Rápido para HIV.

Realizado pelo Depen, em parceria com a Secretaria Estadual da Saúde, o curso foi certificado pela Escola de Serviços Penais (ESPEN). Segundo o diretor da ESPEN, Edevaldo Miguel Costacurta, a participação foi expressiva, "tivemos a participação de todas as Unidades Penais do Paraná. Graças ao envolvimento do Depen e da SESA, pudemos atender um grande número de profissionais", diz.

Servidores que atuam nas Unidades Penais como enfermeiros, médicos fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, dentistas, técnicos de enfermagem, auxiliares de enfermagem, assistentes sociais e psicólogos, puderam participar da videoconferência que foi transmitida em tempo real.

Para a enfermeira da Penitenciária de Francisco Beltrão, Maria Teresa Techy, a experiência foi maravilhosa. "O curso foi muito produtivo, útil, todos aprenderam, puderam tirar suas dúvidas na hora. Fiquei muito feliz em participar, espero que venham outros cursos", conta.

Participaram ainda da capacitação, servidores dos Centros de Socioeducação da Secretaria de Justiça, além de representantes estaduais e municipais das secretarias de saúde de todo o Paraná.