Sistema Penal do Paraná adere a Campanha do Outubro Rosa 2015 13/11/2015 - 11:00

No mês de Outubro, várias unidades penais do Paraná desenvolveram ações pelo Outubro Rosa, Campanha Internacional de Combate e Prevenção ao Câncer de Mama.

As ações envolveram mulheres em privação de liberdade, egressas do sistema, mas principalmente as servidoras (agentes penitenciárias, assistentes sociais, psicólogas, professoras) que atuam no Sistema Penal paranaense.

Em Foz do Iguaçu as servidoras de todas as unidades penais, participaram de um evento nas dependências da Penitenciária Estadual de Foz do Iguaçu II -PEFII, que contou com palestra na área de saúde sobre a prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de mama, confraternização com café da manhã e sorteio de brindes.

Na Penitenciária Estadual de Francisco Beltrão - PEFB, o Setor de Saúde com a Enfermeira Maria Tereza Techy e em parceria com o CEEBJA Novos Horizontes, realizaram evento onde participaram professoras do CEEBJA, Agentes Penitenciárias e servidoras do quadro administrativo e técnico da Unidade Penal. Houve palestra sobre Saúde da Mulher com o Dr. Ricardo Mazzetto e um Círculo de Construção de Paz com a psicóloga do Fórum da Comarca Beltrão Franciele Franzoni, que objetiva relatar angústias, motivos de stress e expor expectativas de vida, família, entre outras. Para Francisco Correa, coordenador da ESPEN em Francisco Beltrão, "o evento foi muito proveitoso, atividades para além da rotina de serviço, agregam conhecimento e proporcionam mais qualidade de vida.

Em Cruzeiro do Oeste o evento contou com palestra sobre "Saúde da Mulher", com o Dr. Rafael Egoroff Fogolin. Participaram as servidoras da Unidade Penal e as professoras do Ceebja João da Luz.

Nas Unidades Penais de Maringá, as servidoras receberam palestras como "Prevenção do Câncer de Mama", ministrada pela enfermeira do Hospital do Câncer, Renata Mamholer dos Santos, "Nutrição Saudável" com a nutricionista Camila Tavares e "Saúde Mental da Mulher" com a psicóloga Andréia Rita Granja. Também ocorreram atividades físicas com alongamento conduzido pela professora de educação física, Eliete de Almeida Cézar. O evento ofereceu ainda orientações sobre estética com Sisue Furukawa Forlim, com sorteio de brindes. Destaca-se que a ação conjunta foi realizada pela Casa de Custódia de Maringá, Colônia Penal e Industrial de Maringá e Penitenciária Estadual de Maringá.

Em Cascavel aconteceu a Tarde Rosa, 43 (quarenta e três) servidoras, tiveram um momento de reflexão sobre a Luta pelo Câncer de Mama, confraternização e distribuição de brindes.

História do Outubro Rosa

Confira as fotos das ações em cada cidade.