Cadernos do DEPEN


Caros servidores:

          Finalmente temos condições de disponibilizar a versão digital dos cadernos do DEPEN, material institucional, nas áreas de gestão, segurança, tratamento penal e saúde, elaborado por equipes de servidores, sob a coordenação e a organização da ESPEN.
          A versão impressa, com o apoio da Universidade Estadual de Ponta Grossa e do Núcleo de Educação Aberta e a Distância da UEPG, já está no prelo e deverá ser distribuída dentro de poucas semanas.
          Entre o período de elaboração do material e o de divulgação, algumas práticas, especialmente na área administrativa, sofreram modificações, o que poderá ser corrigido por meio de atualizações em textos digitais.
          Vale também considerar que o conjunto de textos ora divulgados são os únicos na área penitenciária e deverão, por esse motivo, auxiliar sistemas de outros Estados da federação a melhor organizar e a aperfeiçoar os seus serviços.
          Espera-se que esses cadernos sirvam como orientação para execução dos serviços com mais eficiência, com mais perspectiva de bons resultados, e, mais importante, a partir de ações padronizadas, ressalvando-se algumas peculiaridades de cada unidade penal.
          Por fim, resta agradecer o esforço, a dedicação, a seriedade e o compromisso de todos aqueles que contribuíram, em maior ou menor escala, para esta publicação.


Clique nas imagens para abrir cada um dos cadernos.