Campanha "Eu ouço você" alusiva a prevenção ao suicídio. 03/09/2021 - 08:30

O DEPEN iniciou no dia 01/09 a Campanha Setembro Amarelo de Prevenção ao Suicídio. São inúmeras ações espalhadas desde a sede do DEPEN a todas as unidades penais do Paraná.

A ação tem como objetivo prevenir e reduzir os números cada vez mais alarmantes de suicídios e tentativas de suicídios.

Desde 2014, o mês de setembro se “veste” de amarelo por um motivo muito importante. Criada de forma conjunta pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), o Conselho Federal de Medicina (CFM) e o Centro de Valorização da Vida (CVV), a campanha Setembro Amarelo tem o objetivo de conscientizar a população em relação a prevenção do suicídio.

Em seus valores, o DEPEN demonstra respeito à vida e também valorização das pessoas. Seguindo esses princípios, a instituição, através da ESPEN com o Programa de Atenção a Saúde ao Servidor Penitenciário, criou um canal de comunicação direto para ajudar os colaboradores a lidar com o estresse e a ansiedade principalmente provocados pela pandemia.

Para percebermos os sinais em nossos colegas devemos ficar atentos ao isolamento, mudanças marcantes de hábitos, perda de interesse por atividades de que gostava, descuido com aparência, piora do desempenho na escola ou no trabalho, alterações no sono e no apetite, dentre outros sinais podem indicar necessidade de ajuda.

 

Material informativo:

Cartilha Setembro Amarelo

 

Informações:

Programa de Atenção a Saúde do Servidor Penitenciário

Contato: (41) 9 9163-9879 (plantão)

           (41) 3233-5187 (horário comercial)

Faça o download de nosso material gráfico clicando sobre a imagem e, em seguida, clicando sobre ela com o botão direito do mouse e escolha Salvar imagem como...: