Links de Interesse - Entidades Universitárias

Centre de Recherches Sociologiques sur le Droit et les Institutions Pénales - www.cesdip.com
Centro de referência mundial em pesquisas sociais enfocando a questão do sistema penal e carcerário.

Center for the Study and Prevention of Violence - www.colorado.edu/cspv/index.html
O CSPV (Center for the Study and Prevention of Violence) tem três objetivos. Primeiro o Centro de Informação serve-se da coleta de fontes e literatura para pesquisa nas causas e prevenção da violência e fornece serviços de informação direta ao público ao oferecer tópicos de pesquisa em bancos de dados personalizados. Segundo, oferece assistência técnica para a avaliação e desenvolvimento de programas de prevenção à violência. Terceiro, mantém um componente de pesquisa básico em torno da análise de dados e outros projetos sobre as causa da violência e a eficiência de programas de intervenção e prevenção.

Centro Brasileiro de Informações Sobre Drogas Psicotrópicas - www.unifesp.br/dpsicobio/cebrid
O CEBRID ministra cursos, palestras e reuniões científicas sobre drogas e mantém um Banco de trabalhos científicos brasileiros sobre o abuso de drogas.

CESEC - Universidade Cândido Mendes - www.ucamcesec.com.br
O Centro de Estudos de Segurança e Cidadania se dedica à realização de pesquisas aplicadas, consultorias, monitoramento de projetos de intervenção, fóruns, seminários, atividades de treinamento e difusão de informações nas áreas de segurança, justiça, sistema penitenciário e prevenção da violência.

CIS - Consórcio de Informações Sociais - www.nadd.prp.usp.br/cis/
O CIS dá acessos a informações sobre diversos aspectos da sociedade brasileira. Uma parte desses dados encontram-se no acervo; outra parte é disponibilizada por outras instituições, brasileiras ou estrangeiras, podendo ser acessadas por meio de links.

Comissão de Direitos Humanos/USP - www.direitoshumanos.usp.br
Promove os direitos individuais e coletivos, gera discussões a respeito da democracia, inclusão social e temas relacionamos a Direitos Humanos.

CLAVES - www.esnp.fiocruz.br/nucleos/index.cfm?dep=159
O CLAVES é um centro de pesquisa, ensino e assessoria, criado em 1989 pela Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP) da Fundação Oswaldo Cruz, com o objetivo de investigar o impacto da violência sobre a saúde da população brasileira e latino-americana.

CRISP - Centro de Estudos de Criminalidade e Segurança Pública - www.crisp.ufmg.br
O CRISP é um órgão voltado para a elaboração, acompanhamento de implementação e avaliação crítica de políticas públicas na área da justiça criminal, ligado à Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Ethics Updates: Rights Theory - http://ethics.acused.edu/theories/rights
Teoria Ética em Direitos Humanos, Universidade de San Diego, contém uma reunião de fontes selecionadas na Internet, que tratam sobre Direitos Humanos.

Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo - www.fflch.usp.br/
A Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP) é uma unidade de ensino, pesquisa e extensão universitária sediada na Cidade Universitária Armando de Salles Oliveira, responsável pelas áreas de Filosofia, História, Geografia, Letras e Ciências Sociais.

IBHD- Instituto Brasileiro de História do Direito - www.ibdh.org.br
Espaço para diálogo que tem como meta disseminar novos padrões de rigor científico e para derrubar antigas barreiras entre as faculdades de Direito, História e Ciências Sociais.

Núcleo de Pesquisa em Informações Urbanas (Infurb) - www.usp.br/fau.pesquisa/infurb/index.html
O Núcleo de Pesquisa em Informações Urbanas (Infurb) é voltado à pesquisa sobre as estruturas espaciais regional e urbana nas linhas temáticas de processos de transformação urbana e sistemas de infraestrutura e serviços em rede.

Institute of Human Rights at Emory University - http://humanrights.emory.edu/about.html
Instituto de Direitos Humanos da Universidade de Emory, na Georgia, EUA.

Laboratório de Estudos da Criança - www.usp.br/ip/laboratorios/lacrif/
Tem como objetivo desenvolver estudos e pesquisas sobre a problemática da Infância, enfocando a infância pobre, infância vitimizada e infância infratora.

NEV - Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo - www.nevusp.org
Uma de suas características é o caráter interdisciplinar de suas pesquisas, as quais giram em torno de uma questão teórica comum: a persistência de graves violações de Direitos Humanos durante o processo de consolidação democrática.

NUPEVI - Núcleo de Pesquisa das Violências - UERJ - www.ims.uerj.br/nupevi/
O Núcleo de Pesquisa das Violências começou suas atividades em 1997 e tem uma orientação transdisciplinar e interinstitucional. Inicialmente, o foco de análise tem sido as regiões metropolitanas de Belo Horizonte e do Rio de Janeiro.

The Human Rights Program at the University of Chicago - http://humanrights.uchicago.edu
Programa de Direitos Humanos da Universidade de Chicago, EUA.

UFPR - www.ufpr.br
A mais antiga universidade do Brasil, símbolo maior da cultura paranaense, demonstra sua importância e excelência através dos cursos de graduação, especialização, mestrado e doutorado, além de suas áreas de extensão e pesquisa.

USP - www.usp.br
A Universidade de São Paulo (USP) é considerada uma das mais importantes instituições brasileiras de ensino superior, exercendo atividades de ensino, pesquisa e extensão universitária em todas as áreas do conhecimento.