Comissão da UNODC visita a Escola de Formação e Aperfeiçoamento Penitenciário - ESPEN 31/01/2024 - 16:23

Uma comissão do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) esteve nesta semana em visita ao sistema prisional do Paraná. A vinda da agência especializada da Organização das Nações Unidas (ONU) faz parte do projeto PRIS-COOP, que visa promover a adoção de práticas inovadoras e interinstitucionais para fortalecer a gestão penitenciária e o enfrentamento às facções criminosas no Paraguai e Brasil. O principal objetivo foi conhecer de perto as boas práticas adotadas no Estado, visando identificar estratégias replicáveis e parcerias com o sistema prisional paraguaio.

A visita estendeu-se a Escola de Formação e Aperfeiçoamento Penitenciário (Espen) da Polícia Penal do Paraná (PPPR), onde a comissão conheceu as instalações do Museu Penitenciário, que abriga todo o acervo histórico do sistema prisional paranaense.

A diretora da Escola de Formação e Aperfeiçoamento Penitenciário (Espen), Josiane Scremin, ressalta que o encontro representou um marco significativo na jornada de aprimoramento e comprometimento com práticas penitenciárias eficazes e humanas.

“Foi com imensa satisfação e gratidão que recebemos a visita de membros da UNODC em nossa escola de formação. A presença da organização aqui fortalece nosso compromisso conjunto em alcançar padrões mais elevados de justiça, segurança e respeito pelos direitos humanos. Juntos, continuaremos a avançar na busca por soluções eficazes e inovadoras para os desafios complexos que enfrentamos em nosso sistema penitenciário”, destaca Scremin.

UNODC – O Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime está presente em 130 países através de seus programas globais e escritórios locais. No Brasil, essa agência da ONU facilita diálogos com países vizinhos na busca por soluções integradas a fim de contribuir para a redução de crimes, corrupção e terrorismo. A atuação se dá por meio de parcerias com órgãos federais, estaduais e municipais, além de organizações da sociedade civil, organizações não governamentais, centros de pesquisas e universidades.
PRIS-COOP – É um projeto do UNODC, que foca no fortalecimento da gestão prisional brasileira e paraguaia, com o objetivo de promover a adesão de práticas inovadoras e interinstitucionais para uma melhor resposta à atuação das facções criminosas.

(FONTE - DEPPEN)