A ESPEN participa do 9º Encontro Estadual dos Museus do Paraná 24/11/2025 - 16:23

Promovido pela Secretaria de Estado da Cultura (SEEC), o Encontro Estadual de Museus foi realizado entre os dias 17 a 19 de novembro, no Auditório Poty Lazzarotto do Museu Oscar Niemeyer (MON), em Curitiba,  reunindo gestores, museólogos e profissionais de museus de todo o Estado, incluindo representantes de instituições públicas e privadas, em um grande espaço de diálogo, formação e construção coletiva de estratégias para o fortalecimento do setor museal paranaense.

A ESPEN também esteve presente buscando parcerias e experiências para futuros incrementos e desenvolvimento do Museu Penitenciário, que guarda o acervo histórico do Sistema Penitenciário do Paraná. 

Palestras, painéis, oficinas e experiências interativas com os museus de Curitiba, compõem a dinâmica do Encontro, com destaque à participação do Centre Pompidou Paraná, a primeira unidade satélite do renomado museu francês (www.centrepompidou.fr).

Como parte do evento, foi oportunizado para que os participantes visitassem alguns museus como o MIS, Museu da Imagem e do Som do Paraná que expandiu e em seu novo espaço, as celas do antigo Centro de Triagem da Polícia Civil, na rua Barão do Rio Branco – ao lado da histórica sede do MIS, o Palácio da Liberdade, exibe uma mostra com a temática carcerária com a reprodução de celas e exibição de fotografias.

O Encontro Estadual de Museus reforça a importância da articulação entre poder público, instituições culturais e sociedade civil na construção de um campo museal mais integrado, diverso e preparado para os desafios contemporâneos. Ele sucede uma série de encontros regionais realizados ao longo do ano e que buscaram fortalecer o vínculo entre o Governo do Estado e municípios em favor de políticas públicas culturais para os museus paranaenses, valorizando realidades locais e o protagonismo de seus profissionais e instituições.

O Museu Penitenciário - Desde 2013 a Escola de Formação e Aperfeiçoamento Penitenciário - ESPEN, mantém o acervo histórico do sistema Penitenciário através da manutenção e exposição de livros e documentos pertencentes a primeira unidade penal do Paraná, desde 1909, além de réplicas de uniformes, peças históricas que ambientavam o interior das unidades. A réplica da carroça condutora de presos é o destaque do acervo.

O Museu Penitenciário pode ser visitado de segunda a sexta-feira, agendando horário através dos telefones e whatsapp 41 2109-1200 / 41 99423-1866.