ESPEN participou do IX Encontro Nacional das Escolas de Serviços Penais 18/11/2025 - 09:46
Realizado em Brasília no período de 11 a 13 de novembro o IX Encontro Nacional das Escolas de Serviços Penais debateu a execução do Pena Justa – Plano Nacional para o Enfrentamento do Estado de Coisas Inconstitucionais nas Prisões Brasileiras, a partir da atuação das Escolas e Academias, além das discussões sobre o processo de atualização da Matriz Curricular Nacional de Educação em Serviços Penais.
Essa é mais uma iniciativa, em que busca-se fortalecer a integração institucional e a rede de cooperação entre a Rede das Escolas de Serviços Penais - REspen, promovendo a articulação de esforços e ampliando a capacidade das escolas para enfrentar os desafios da execução penal.
Representaram a ESPEN a Diretora Josiane Scremin que na oportunidade apresentou as metas sob a responsabilidade da ESPEN Paraná relativas ao Plano Pena Justa, e o Chefe da Divisão Pedagógica Francisco Ricardo Azevedo Ferreyra.
O encontro, que tem como propósito valorizar os servidores dos serviços penais e consolidar o papel estratégico das Escolas no contexto da execução penal.
Academia Nacional de Polícia Penal - Durante o evento também foi realizada a assinatura do contrato para a construção da Academia Nacional de Polícia Penal - ANPP, investimento de R$ 121 milhões para a formação dos servidores da execução penal. O anúncio foi feito pelo secretário André Garcia durante o evento.
Com prazo de execução previsto de 38 meses, a futura ANPP foi projetada como um centro de excelência completo. Sua estrutura contempla uma robusta área pedagógica, com salas de aula modernas, auditório e biblioteca, um complexo centro de treinamento tático e físico, que contará com estandes de tiro, áreas para simulações de ambientes prisionais, quadra de esportes e instalações para defesa pessoal. Para dar suporte e receber servidores de todo o país durante os cursos, a obra também contempla amplos alojamentos, refeitório e um bloco administrativo, consolidando a padronização nacional da formação policial penal.
Fonte: Secretaria Nacional de Políticas Penais












