Escola de Formação e Aperfeiçoamento Penitenciário capacita Policiais Penais 02/01/2023 - 16:21

A ESPEN-PR desenvolveu em 2022 o CTOPP – Curso de Transição para Operações da Polícia Penal. O curso visa à capacitação profissional dos servidores públicos policiais penais lotados no Departamento de Polícia Penal – DEPPEN.


Toda a capacitação foi criada e desenvolvida pela equipe ESPEN, que organizou o curso pensando na formação e capacitação completa dos policiais penais paranaenses, abrangendo uma extensa carga horária de estudos.


Com 1.932 inscritos no curso, em 2022 ocorreram 17 turmas do CTOPP, tendo 443 alunos concluintes nas etapas EaD e presencial. Neste ano novas turmas ocorrerão a depender da logística de todo o curso, que abrange servidores policiais penais do Estado do Paraná.


Na etapa presencial, os alunos são capacitados em áreas como controle de acesso de Unidades Penais, escolta de pessoas privadas de liberdade, além de práticas com armas de fogo.


Na etapa EaD, os servidores públicos obtém conhecimentos essenciais para a efetiva atuação policial, se capacitando nas disciplinas de Estrutura do DEPPEN. Direito Administrativo no Serviço Público brasileiro; Elaboração de Documentos Oficiais; Ética no Serviço Público; Gerência de Projetos; Gestão de Pessoas e RH; Princípios na Excelência do Atendimento ao Público; Gerenciamento de Crises; Gestão de Licitações e Contratos; Gestão da Monitoração Eletrônica; Inteligência Penitenciária; Orçamento, Planejamento e Controle Financeiro; Recaptura Aplicada ao Sistema Penal; Sistemas de Informação; Políticas de Atenção ao Egresso; Lei de Execuções Penais – LEP; Conciliação, Mediação de Conflitos e Justiça Restaurativa; Atendimentos à Públicos Específicos e Saúde Mental.


É um curso completo, que possui 336 horas/aula e capacita o Policial Penal a executar com maestria suas atribuições e funções.


A ESPEN orgulha-se de fazer parte deste momento ímpar na história, oferecendo um programa de ensino que oportuniza ao policial penal a gestão do Departamento de Polícia Penal.