Museu Penitenciário do Estado do Paraná reabre as portas para visitação do público! 08/02/2024 - 11:27

O Museu Penitenciário da Polícia Penal do Paraná (PPPR) inaugura suas portas novamente para o público neste ano, proporcionando uma oportunidade excepcional para descobrir toda a coleção que resguarda a história do sistema prisional do estado. Gerenciado pela Escola de Formação e Aprimoramento Penitenciário (Espen), o espaço está localizado no coração de Curitiba e está aberto de segunda a sexta-feira, das 09h às 14h. As visitas são guiadas e o agendamento pode ser feito online (espen@policiapenal.pr.gov.br) ou no telefone (41) 3234-3500.

Ao adentrar, os visitantes são recebidos por uma coleção cuidadosamente restaurada de fotografias, documentos históricos, artefatos e réplicas que narram a história do sistema penitenciário do Paraná. Há registros da primeira penitenciária do estado, implantada em 1908, data que marca o início do sistema prisional do Estado. O acervo histórico da Polícia Penal é composto por aproximadamente 20 mil prontuários, 83 livros de registro, entre outros documentos que somam mais de 600 mil declarações.

Desde as primeiras instalações até as unidades prisionais modernas, os objetos demonstram as transformações arquitetônicas, sociais e de segurança ao longo dos anos. Os documentos históricos, por sua vez, englobam prontuários de detentos, registros farmacêuticos e de trabalho, oferecendo discernimento sobre as políticas e práticas já implementadas.

No ano de 2004, teve início a empreitada de reunir em um único local um acervo histórico do sistema prisional do Paraná, com o propósito de preservar a memória e servir de base para estudos futuros. Em 2013, a Espen assumiu a gestão do acervo, sendo responsável até hoje pela sua manutenção, organização e recuperação dos itens.

A diretora da Espen, Josiane Scremin, ressalta que a reabertura do Museu Penitenciário é muito importante para a preservação da história e compreensão das questões sociais e políticas relacionadas ao sistema prisional.

“O museu desempenha um papel crucial na preservação da memória coletiva, documentando a evolução do sistema ao longo do tempo. Ele nos permite examinar os métodos de punição, as condições de encarceramento e as histórias individuais dos apenados. Poder possibilitar esse acesso à comunidade, possibilita além da aproximação,  o conhecimento das bases do sistema prisional do Paraná, minimizando assim preconceitos sociais tanto com o apenado quanto com o servidor penitenciário”, destaca.

RECUPERAÇÃO DE DOCUMENTOS – A Espen também é responsável pela recuperação de registros documentais do sistema prisional do Paraná. Há quatro anos, foi criado um canteiro de trabalho em que pessoas em monitoração eletrônica realizam o trabalho de higienização e restauração do acervo.

O canteiro de recuperação de folhas contém duas mulheres monitoradas, que foram treinadas pelo Museu Paranaense. É um processo lento, que requer procedimentos, cuidados e armazenamento específicos.

Segundo o responsável pelo acervo, Edevaldo Costacurta, os registros são advindos da primeira penitenciária do Paraná, contabilizando cerca de 600 mil documentos, sendo que 25 mil folhas já foram recuperadas, o que indica um trabalho muito longo ainda pela frente.

“O museu é um espaço onde está exposto um fragmento cultural da sociedade. É uma história que às vezes não tocamos no assunto e nem sempre é agradável, mas é extremamente necessária para a representação desse período histórico. E o que temos aqui é exatamente isso, com o propósito de manter vivo esse período do sistema prisional do Paraná, mostrando como foi a evolução dele e demonstrando o trabalho da Polícia Penal às pessoas que não o conhecem”, compartilha.

FONTE: DEPPEN - AEN - SESP

VISITA GUIADA – O Museu Penitenciário do Paraná está aberto ao público para visitação.

Local: Rua Saldanha Marinho, 161 - Centro | Curitiba/PR

Horário: das 09h às 14h