Curso de Formação de Brigadistas

A ESPEN promoveu em 2023 o Curso de Formação de Brigadistas, em conjunto com o Setor de Combate a Incêndio do DEPPEN, com carga horária distribuída entre as duas Etapas - EAD e Presencial.

Tendo como objetivo capacitar o participante para atuar na prevenção e combate a incêndios nos possíveis cenários de emergência previstos para estabelecimentos prisionais, conforme o previsto na NPT 017/2021, esse curso destinado a todos os interessados, mesmo aqueles que já participaram em algumas das edições anteriores, será composto por duas etapas com um total de 32 horas, sendo a primeira parte do curso na modalidade EAD, com 24 horas, e a segunda parte do treinamento, presencial com 8 horas.

A certificação será disponibilizada após a conclusão das duas etapas, isto é, será necessário atingir no mínimo 70% de pontuação em cada avaliação de conhecimentos na etapa teórica (EAD) e participar da etapa prática (Presencial).


Informações

Etapa EAD:

  • Módulo I - Aspectos legais sobre brigada de incêndio, teorias sobre fogo e sua propagação, as classes de incêndio, os métodos de extinção do fogo e os agentes extintores.
  • Módulo II - Os equipamentos de proteção individual, os equipamentos de combate a incêndio e o protocolo padrão de brigada penitenciária, instituído pelo Setor de Combate à Incêndios do DEPPEN.
  • Módulo III - Técnicas de primeiros socorros a serem empregadas em situações de emergência.
  • Público alvo: todos os servidores (mesmo que já tenham participado de edições anteriores de formação de Brigadistas)
  • Inscrições (Etapa EAD): a partir de 13 de fevereiro, diretamente na plataforma de EAD da ESPEN (www.neapd.depen.pr.gov.br), em Cursos em Andamento.
  • Certificação: após a conclusão das duas etapas (EAD e Presencial).

ATENÇÃO: não haverá obrigatoriedade de conclusão de uma etapa para participar de outra.