Cadernos do DEPEN


Caros servidores:

          Finalmente temos condições de disponibilizar a versão digital dos cadernos do DEPEN, material institucional, nas áreas de gestão, segurança, tratamento penal e saúde, elaborado por equipes de servidores, sob a coordenação e a organização da ESPEN.
          A versão impressa, com o apoio da Universidade Estadual de Ponta Grossa e do Núcleo de Educação Aberta e a Distância da UEPG, já está no prelo e deverá ser distribuída dentro de poucas semanas.
          Entre o período de elaboração do material e o de divulgação, algumas práticas, especialmente na área administrativa, sofreram modificações, o que poderá ser corrigido por meio de atualizações em textos digitais.
          Vale também considerar que o conjunto de textos ora divulgados são os únicos na área penitenciária e deverão, por esse motivo, auxiliar sistemas de outros Estados da federação a melhor organizar e a aperfeiçoar os seus serviços.
          Espera-se que esses cadernos sirvam como orientação para execução dos serviços com mais eficiência, com mais perspectiva de bons resultados, e, mais importante, a partir de ações padronizadas, ressalvando-se algumas peculiaridades de cada unidade penal.
          Por fim, resta agradecer o esforço, a dedicação, a seriedade e o compromisso de todos aqueles que contribuíram, em maior ou menor escala, para esta publicação.


Clique nas imagens para abrir cada um dos cadernos.

Caderno GEstão

 

Caderno Saúde

 

Caderno Segurança

 

Caderno Tratamento Penal